sábado, 9 de outubro de 2010

A foto de grupo

Há poucas coisas mais apropriadas a uma foto histórica do que gente...
E gente costuma aparecer nas fotos das formas as mais variadas.Uma das mais comuns é certamente a forma “grupo”. Qualquer grupo, em algum momento (no que as pessoas se reúnem e se pretende um registro, e já aconteceu com todos nós...), assume a forma de “foto de grupo”, e sempre se pede que façam uma...
Uma foto de grupo assume proporções históricas, antes de mais nada, pelo valor social de seus fotografados. Até porque estão fora de cogitação outros fatores, como a dinâmica ou a surpresa do momento, por exemplo.
As formas (de composição) das fotografias têm, certamente, sua história. O retrato, por exemplo, mereceu considerável bibliografia. Já a foto de grupo, solução tão evidentemente óbvia, não tendo muito como variar no tempo, pode ser um desafio para historiadores. Na verdade (e os fotógrafos sabem muito bem disto), suas variações de forma estão, muito mais propriamente, presas às escolhas (e às restrições) do espaço.

Pode assumir estilo elegante, como na foto de vários dos fundadores da ABL, digna das cabeças privilegiadas ali reunidas.

Foto: autor desconhecido. “Integrantes da panelinha, criada em 1901 para a realização de festivos ágapes e encontros de escritores e artistas. A fotografia é de um almoço no Hotel Rio Branco (1901), que ficava na rua das Laranjeiras, 192. De pé, temos: Rodolfo Amoedo, Artur Azevedo, Inglês de Sousa, Olavo Bilac, José Veríssimo, Sousa Bandeira, Filinto de Almeida, Guimarães Passos, Valentim Magalhães, Rodolfo Bernadelli, Rodrigo Octavio, Heitor Peixoto. Sentados: João Ribeiro, Machado de Assis, Lúcio de Mendonça e Silva Ramos”.
Fonte: Academia Brasileira de Letras - http://www2.academia.org.br/

Não é necessariamente a forma ou o ambiente que dá sentido às fotos de grupo
Às vezes as circunstâncias visuais parecem semelhantes com, no entanto, significados completamente diferentes...
Abaixo dois exemplos:

            Foto: Milton Neves. Delegação do Brasil embarcando rumo à Suécia, 1958, conquista de nossa primeira Copa do Mundo: Paulo Machado de Carvalho (o terceiro à esquerda), Dr. Hilton Gosling, Dino Sani, Zito, Dida, Pepe, De Sordi, Mazzola, Mauro e Mário Américo. Agachados: Moacir, Oreco, roupeiro Luisão e o dentista Dr. Mário Trigo.


Foto: autor desconhecido. Presos políticos libertados por exigência de sequestradores do embaixador americano Charles Burke Elbrick, posam em frente ao Hércules 56 da FAB que os levaria para o exílio no México. De pé, a partir da esquerda: Luís Travassos, José Dirceu, José Ibrahim, Onofre Pinto, Ricardo Vilas, Maria Augusta, Ricardo Zarattini e Rolando Frati. Agachados: João Leonardo, Agonalto Pacheco, Vladimir Palmeira, Ivens Marchetti e Flávio Tavares. Rio de Janeiro, 1969.

Ou pode assumir um aspecto impactante, pelas condições dos (pelo menos em parte) fotografados do grupo.

 Foto: autor desconhecido. Lampião e grande parte de seu grupo foram mortos em 28 de julho de 1938, na Fazenda Angico, Sergipe, vítimas de emboscada de uma tropa de 48 policiais de Alagoas, comandada pelo tenente João Bezerra, que dispunham de quatro metralhadoras Hotkiss. Lampião, Maria Bonita (degolada viva) e nove cangaceiros tiveram suas cabeças cortadas e expostas em praça pública: Lampião, Quinta-feira, Maria Bonita, Luiz Pedro, Mergulhão, Eléctrico, Caixa de Fósforo, Enedina, Cajarana, (desconhecido) e Diferente.
Fonte: http://members.fortunecity.co.uk/acardoso/genios/lampiao.html



            Além das imagens, a foto de grupo acrescenta estrutura ao que, por escrito, não passa de uma mera relação de pessoas fotografadas... 

7 comentários:

Marcelo Argolo disse...

Muito legal, esse post. Concluir com a foto das cabeças do bando do Lampião foi de mestre! Abs

Vera Sayão disse...

Muito bom, parabéns!

vera Regina Solon Lopes disse...

Parabens, genial!!!!!!

Sandra Moura disse...

Ola Aguinaldo,
Bem legal esse seu Blog. Parabéns por seu belo trabalho
Legal as fotos, só me deu muitas saudades da minha amiga Guta, morta no ano passado. Ela esta na foto dos banidos a única mulher na foto. Era uma mulher guerreira ótimo caráter e querida por muitos. Se eu pudesse escreveria um livro de suas memórias.
Parabéns novamente por sua iniciativa, acho seu blog muito importante para a memória nacional
Grande beijo
Sandra Moura

Dora Locatelli disse...

Não conheço você, mas gostei muito de sua coleção de fotos históricas.
Com vagar e tempo, vou ler com cuidado seus contos.
Dora Locatelli.

Ana Motta disse...

Seu trabalho está maduro e incrivelmente bem estruturado. Vc está um rapaz crescido, amigo!
Carinho,
Aninha

Cláudia Mesquitta disse...

Muito interessante, excelente.