terça-feira, 30 de outubro de 2012

Aula na pós Fotografia - UCAM 2012


Mais uma vez tive o prazer, neste mês de Setembro de 2012, de dar aula no curso de Pós-Graduação Lato Sensu Fotografia - Imagem, Memória e Comunicação, da Universidade Candido Mendes – Rio de Janeiro, coordenado por Andreas Valentin. 
O curso é basicamente o mesmo que foi criado em 2001 por Milton Guran, sob o título "Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais", e que, com a mudança de foco e de nome, tem hoje alunos de diversas origens e motivações profissionais, tanto fotógrafos e cientistas sociais quanto historiadores e publicitários.

Pós Fotografia UCAM, turma 2012 - foto Aguinaldo Ramos
[com minhas desculpas a quem ficou fora da imagem...]
A aula compreendeu uma espécie de síntese dos temas deste blog A Foto Histórica no Brasil e da série de blogs A História bem na Foto, base da dissertação de mestrado A História bem na Foto: fotojornalistas e a consciência da história, apresentada em Julho de 2008 ao PPGHC – Programa de Pós-Graduação em História Comparada, do IFCS - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
E, ao mesmo tempo, uma notícia interessante: uma nova linha de pesquisa, relacionada à Imagem e à Fotografia, acaba de ser criada dentro do Programa de Pós-graduação em Sociologia do IUPERJ, ligado à própria UCAM, intitulada "Imagem, Memória Social e Patrimônio Cultural", em mais uma evidência da importância da imagem nos estudos sociais. As inscrições para este Mestrado estão abertas até 20 de Novembro.