Como já comentei antes aqui, considero a foto de Leonel Brizola pulando uma fogueira a minha "foto histórica".
Brizola pula a fogueira - Rio, 1982 - Foto: Guina Araújo Ramos |
O fato é mais importante porque deu início a uma sequência de ações do mesmo tipo, que ajudaram a mudar esta prática, que levava mais violência à infância.
Pois esta foto, agora em bom tamanho, tem dado também um salto e ido para as
paredes!... Faço o registro do primeiro caso, se me permitem, com a publicação deste vídeo, porque todos os envolvidos nessa história certamente o merecem!
Professor Túlio, com Brizola na parede |
Também merece quem me pediu a cópia que mostro no vídeo, o vereador Professor Tulio, de Niterói, um brizolista histórico que se coloca agora, nas próprias palavras, como "o vereador mais votado da esquerda em Niterói, eleito pelo PSOL. Educador popular e antifascista".
E ele, também em vídeo, apresentou, pelas redes sociais, este salto de Brizola para a parede do seu gabinete na Câmara de Niterói.
Outro pulo desta minha foto, a de Brizola pulando a fogueira, para as paredes da vida aconteceu em seu próprio estado natal, o Rio Grande do Sul, na capital Porto Alegre.Laura H. Nienow e o pulo de Brizola
E se deu por conta da iniciativa da colega jornalista, também gaúcha, Laura Hahner Nienow, que me pediu o arquivo, mandou ampliar e aqui, gentilmente, nos apresenta o resultado, sua foto com a foto, já no movimento de levá-la à parede de sua casa.
--
Aos admiradores de Brizola, agradeço, admiro e dou força!
É fundamental que Leonel Brizola tenha cada vez mais lugar nas paredes vivas da História do Brasil.