Republico postagem do Facebook, apresentando o evento na AFL, Academia Fidelense de Letras (São Fidélis, RJ, 05/11/2025), a convite do acadêmico José Atilla Valente, com minha palestra e a fala do presidente da Sociedade Fluminense de Fotografia, Toninho Machado.
Palestras na Academia Fidelense de Letras
Apresentei meu trabalho, mostrando algumas fotos e a sua relação com os textos que publiquei. Relembrei o começo no fotojornalismo pela Editora Bloch, em 1976, através do Curso Bloch de Fotografia, em um verdadeiro "vestibular" (850 candidatos para 30 vagas).
Destaquei a mudança para o Jornal do Brasil em 1980, de onde saí em 1986, me tornando um frelancer.
E depois, os trabalhos para as sucursais de Folha, Estadão, Veja, IstoÉ e Visão, seguido pela mudança para o fotojornalismo corporativo, atuando em empresas como a Shell, a Petros e a CSN.
Na continuidade, a produção literária, que iniciei por livros de texto (romance, contos, memórias), passando para publicações que integram fotografias e textos (os "fotextos", os livros ilustrados, as exposições e as diversas séries na Internet), material relacionado no site da editora Guina&dita.
Assista aqui a palestra:
https://youtu.be/39OLP6EH2WM
Em seguida, a palestra de Toninho Machado, presidente da Sociedade Fluminense de Fotografia, que destacou o fundador da SFF, Jayme Moreira de Luna, originário de São Fidélis, e os trabalhos que a entidade realiza.
O evento, proposto e organizado pelo acadêmico fidelense Jose Attila Valente, teve ótima receptividade entre a plateia, incluindo a especial presença dos membros da juventude da Academia Fidelense de Letras.
Ao final das falas, a alegria de perceber o interesse de escritores, jornalistas e fotógrafos profissionais da cidade, revendo e comentando as fotografias.





Nenhum comentário:
Postar um comentário