quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Foto Síntese da ECO

Filipeta do evento - autor: Fábio Portugal
Com a acolhedora organização de Mathilde Molla, a ECO - Escola de Comunicação - da UFRJ desenvolveu, no período de 03 a 10 de Novembro de 2010, o evento Foto Síntese.



De início, Foto Síntese promoveu uma Oficina Fotográfica, nos dias 3, 4, 8 e 9 de Novembro, com saídas fotográficas de tema livre. É interessante notar que os alunos utilizaram câmeras analógicas, que eles mesmos revelaram os filmes PB e que fizeram, ainda, a ampliação das fotografias no laboratório da escola, uma experiência que dificilmente se repetirá em suas vidas e, aliás, nas nossas: virou História... Com as as fotos editadas, montou-se uma exposição no prédio da Central de Produção Multímidia, no próprio campus da Praia Vermelha.

Início da palestra - Mathilde Molla, 2010
Convidado a encerrar o evento, apresentei uma Palestra baseada em Foto síntese, recente postagem deste blog, com a minha versão do tema, incluindo a apresentação de novos exemplos. 

Dante Gastaldoni - Mathilde Molla, 2010
No auditório Luiz Fernando Perazzo mais de 60 alunos, a maioria da disciplina Fotojornalismo, ministrada pelo Prof. Dante Gastaldoni, responsável acadêmico pelo evento. 

Além de fazer um apanhado das questões que envolvem as fotos históricas, expliquei meu processo de escolha de fotos sínteses, exemplificando com as relativas às primeiras três Copas do Mundo de futebol ganhas pelo Brasil. 

Geral da palestra - Mathilde Molla, 2010


No final, para a minha mais alta satisfação, não escapei de responder, dado o vivo interesse da garotada, a umas tantas perguntas sobre os percalços e os prazeres da carreira de fotojornalista, a minha e a dos outros... 

Sem dúvida, pelo menos para mim, foi muito divertido, mas o importante mesmo é que tenha sido útil (espero que sim!) aos nossos futuros jornalistas.

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Aguinaldo.
Foi ótimo ter vc entre nós!
bj Mathilde

Fábio Portugal disse...

Oi, Aguinaldo, só uma ressalva: na verdade esta imagem é uma filipeta, não cartaz, e o autor sou eu!

um abraço,
Fábio Portugal

Aguinaldo Ramos disse...

Grato pela correção, Fábio.
Vc é aluno da ECO ou profissional de Design?

Guaracy Monteiro disse...

Apesar de ser do tempo da analógica, comecei com digital. Fiz há algum tempo uma oficina onde foi utilizado o Tri-X. Não vou esquecer a minha cara de bobo querendo ver a imagem em um LCD que não existia. Todo aquele processo de esperar para ver no que deu, adaptar-se a escuridão, o cheiro, ver a imagem 'aparecendo', deixar secar é bem legal e, certamente, será inesquecível.

Fábio Portugal disse...

Sou programador visual do setor de extensão. ^^